Decoração 2022: estilos e tendências que terão destaque neste ano

As principais características da decoração de 2022 são conforto e praticidade. Depois da pandemia da Covid-19, as pessoas começaram a valorizar mais suas casas e, por conta disso, os estilos e tendências para este novo ano giram em torno de ideias que tragam mais funcionalidade e versatilidade aos ambientes e sensação de acolhimento para os moradores. O objetivo é criar um lar harmônico e muito agradável.

Os espaços podem aparecer com várias aparências, cores vibrantes e formas fluidas e inusitadas, mas o minimalismo ainda continuará sendo a base da decoração, mas de uma forma menos estéril e fria. Quanto mais simples, melhor, porém sempre com um toque de aconchego e elegância.

Entretanto, outras apostas também estarão em evidência para complementar o estilo minimalista. Como é o caso da estética comfy (confortável), que estará em alta agora em 2022, assim como formas inusitadas junto a paletas de cores neutras para equilibrar e trazer tranquilidade. Tons pastéis, creme, marrom e variações são ótimas escolhas, além de detalhes dourados.

Estilo minimalista

Com linhas retas e formas geométricas mais simples, o estilo minimalista continua em alta em 2022. A grande ideia desse tipo de decoração é elaborar ambientes que sejam versáteis e confortáveis, mas sem excesso de informação.

Assim, cores neutras, poucos objetos (sem poluição visual) e móveis multifuncionais estão entre as maiores tendências de decoração. Além disso, é possível aproveitar o minimalismo para explorar melhor a iluminação natural da casa investindo em cortinas com cores claras e de tecido bem leve para as janelas.

Estilo boho

O estilo boho é fácil de ser adotado, pois nele predomina cores vivas e o uso de tecidos, panos, estofados e texturas específicas em peças naturais, deixando o ambiente mais divertido e aconchegante.

É possível traduzir o “boho” como boêmio. Nesse caso, tem alta ligação com a arte e despreocupação. Esse estilo é muito baseado em ciganos e hippies ou qualquer artista que vive longe dos padrões tradicionais.

É uma cultura que fortifica a liberdade de expressão. Outro ponto importante que merece atenção é a mistura de estilos, como rústicos, vintage, folk, entre outros. Além disso, o conceito DIY, ou seja, faça você mesmo, também tem sua valorização no boho.

Decoração comfy

Como o próprio nome já sugere, a decoração comfy é embasada no conforto, ou seja, com móveis e elementos decorativos que ajudam a deixar a casa muito mais aconchegante e melhoram a qualidade de vida dentro do lar.

Assim, uma ótima escolha é investir na claridade natural dos ambientes, estofados com tecidos agradáveis ao toque e almofadas e mantas que tragam mais acolhimento aos espaços.

É importante não exagerar na decoração, por isso, o ideal é usar apenas as mobílias que realmente são necessárias para a rotina da família.

O retrô está de volta

As viagens pelo passado, presente e futuro estão cada vez mais fortes e estão sendo inseridas com mais frequência na decoração. Assim, o estilo retrô está de volta principalmente por possibilitar a utilização de móveis e objetos que remetem a memórias afetivas e histórias pessoais e familiares.

É uma maneira de personalizar o visual de um lugar e torná-lo ainda mais agradável e com a cara dos moradores. Nessa tendência de decoração para 2022, mistura-se itens retrôs com atuais e modernos, garantindo um ambiente que mescla passado e futuro de maneira criativa.

Ambientes integrados

Os ambientes integrados (conceito aberto) estão cada vez mais em alta por proporcionar uma sensação de amplitude e de maior aconchego e bem-estar. Além disso, esse conceito ajuda a reaproveitar áreas da residência que talvez não sejam tão utilizadas, como a sacada.

A grande vantagem de conectar os cômodos é que além de contribuir para melhora da iluminação e circulação de ar, essa proposta também valoriza mais os espaços sociais e ajuda a ampliar visualmente ambientes pequenos, garantindo assim uma casa mais dinâmica e confortável. Por isso, é uma alternativa interessante que marcará presença durante este ano.

Móveis versáteis, funcionais e fáceis de combinar

O conforto e a praticidade caminham juntos. Por isso, móveis versáteis, funcionais e fáceis de combinar são uma forte tendência para a decoração de 2022, uma vez que possibilitam aproveitar melhor os espaços disponíveis em casa.

Reflexo do home office, essa tendência segue peças que são mais simples e possíveis de serem realinhadas conforme as necessidades do dia a dia da família.

Os móveis híbridos ou retráteis são ótimos exemplos, já que podem montar um escritório improvisado para trabalhar durante o dia e a noite são usados para criar um ambiente agradável para o descanso. São itens que se adaptam a mais de uma função e garantem dinamismo para a decoração.

A ideia é aproveitar ao máximo a área disponível sem colocar nela vários elementos, somente os essenciais e mais compactos. Dessa forma, o ambiente fica mais aconchegante, sem deixar de lado a funcionalidade.

Contato com a natureza

A presença da natureza torna os ambientes mais aconchegantes, leves e alegres. Além disso, esse contato proporciona bem-estar e tranquilidade para os moradores da residência e suas visitas.

A proposta é apostar em elementos naturais, como madeira, pedra e revestimentos de palha, além de uma iluminação mais natural, para deixar os cômodos mais claros, confortáveis e cheios de personalidade e autenticidade.

Vale destacar que a madeira pode ser usada das mais diversas formas na decoração, como nos móveis, pisos, acessórios, painéis, entre outras opções.

Além disso, também é possível investir em cores que remetem ao natural, como os tons terrosos, e em itens feitos em fibras naturais, como uma luminária ou até mesmo uma poltrona de vime, para aproveitar essa tendência de 2022.

Lembrando que vasos de plantas e flores são ótimas formas de trazer a natureza para dentro de casa e assim conseguir um ar mais fresco e alegre para a decoração.

Formas arredondadas

Suavidade e formas circulares estiveram bastante em alta nos últimos tempos e também estarão presentes em 2022.

Apesar de não ser uma tendência tão recente, as linhas e layouts rígidos estão sendo suavizados por móveis sem cantos. Exemplo: mesas, luminárias, puffs e sofás estão com um design mais arredondado. Assim, até mesmo as cadeiras e bancos têm um corpo amolecido, em vez de uma estrutura rígida e reta.

Paleta de cores mais neutra

A neutralidade é uma das principais tendências de decoração para 2022. Durante este ano, o colorido tende a ficar mais natural, com tons similares às cores da natureza. Assim, a paleta com cores mais neutras, como branco, off-white, bege e cinza, pode ser uma ótima forma de decorar os cômodos da casa.

Além disso, o preto passa a ganhar ainda mais espaço, principalmente nos detalhes dos ambientes.

Objetos dourados

Objetos dourados estarão em alta na decoração em 2022. Trata-se de uma tonalidade que remete ao refinamento, luxo e abundância, bem como representa o sucesso e prosperidade, e que pode ser usada em diferentes cômodos da casa.

A dica para utilizar essa tendência é inserir peças na cor dourada na decoração, como luminárias, vasos, porta-retratos, quadros, almofadas, entre outros. O resultado é um visual sofisticado e muito bonito.

Outra opção é ter móveis com detalhes dourados, como a parte de ferragem que fica aparente e puxadores, o que dará um charme extra para o ambiente.

Vale dizer que é importante tomar cuidado para não exagerar. O ideal é dar toques de dourado à decoração, pois o excesso pode tornar o local carregado visualmente.

Móveis e objetos decorativos na Arrumando a Casa

A Arrumando a Casa possui vários móveis e objetos decorativos maravilhosos para diversos cômodos da residência, que se adequam a diferentes necessidades e ajudam a compor visuais incríveis, agregando beleza, charme, aconchego, conforto, funcionalidade, praticidade e, claro, elegância aos ambientes.

Todas as peças são feitas com maquinários de última geração e seguindo os conceitos mais recentes do mercado, portanto, a qualidade e modernidade estão garantidas.

Na loja, você encontra todos os itens que precisa para decorar a sua casa seguindo as principais tendências e estilos de decoração para 2022. Entre em contato conosco ou venha nos visitar!
📱 WhatsApp: (11) 94448-7740
☎ Telefone: (11) 4792-2884
📍 Av. Presidente Castelo Branco, 555, Cezar de Souza – Mogi das Cruzes (SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *